Muitas vezes ficamos nos questionando sobre vários assuntos do cotidiano nos Estados Unidos e não entendemos direito, como é o caso do sistema de saúde americano, explicado por mim em um artigo anterior. Outra grande dúvida é sobre o sistema educacional estadunidense, reconhecido mundialmente pela qualidade e prestígio. Todos os anos, as universidades dos Estados Unidos aparecem ocupando os primeiros lugares na lista das melhores do mundo em diversas pesquisas. Isso acontece por conta de a educação nos Estados Unidos ser forte desde a base, ou seja, desde a “pré-escola”.

Preschool

Equivalente a educação infantil no Brasil. Crianças entre 3 e 5 anos tem o primeiro contato com o ambiente escolar.

Kindergarden

O kindergarden é como se fosse o jardim de infância brasileiro, anterior ao ano. As crianças possuem entre 5 e 6 anos nessa fase que também faz parte do Elementary School.

Elementary School

A educação nos Estados Unidos conta com o Elementary, que seria equivalente ao Ensino Fundamental I no Brasil. Essa fase compreende crianças entre os 6 e 12 anos e, segundo especialistas, é o melhor momento do seu filho ingressar em uma escola dos Estados Unidos, porque é o momento em que as crianças desenvolvem maior capacidade para aprenderem um novo idioma, como o inglês..

Middle School

É o momento em que o estudante se prepara para o conteúdo mais específico do que quer seguir, como se fosse uma preparação para o ensino médio, conhecido nos Estados Unidos como High School. Essa fase compreende crianças entre 11 e 14 anos.

High School

A educação nos Estados Unidos se difere ainda mais da brasileira neste momento. O ensino médio do Brasil tem a duração de 3 anos, o High School de 4 anos. Neste momento as disciplinas se tornam mais flexíveis e o aluno não precisa estudar todas as áreas, assim, as disciplinas obrigatórias são inglês, matemática, história e política. As outras disciplinas são eletivas e a escolha fica a critério do aluno, que já se prepara para ingressar na universidade.

College/University

O processo de ingresso em uma universidade é bem diferente do brasileiro, que conta apenas com o vestibular. O custo com a formação é alto comparado com o do Brasil e até mesmo nas universidades públicas o ensino universitário é pago. Várias universidades oferecem oportunidades de bolsas de estudos e financiamentos educacionais. Nos Estados Unidos é preciso passar por algumas longas etapas para ingressar no ensino universitário:

Application Forms: Um questionário com toda a vida acadêmica do estudante, desde as atividades realizadas no High School à notas.

SAT- ACT- SAT II: São testes padronizados em que o aluno precisa alcançar notas altas para competir com outros estudantes.

Essays: São redações com a finalidade de fazer a apresentação do candidato, contando a sua trajetória acadêmica e pessoal.

Histórico Escolar: Para analisar o desempenho escolar do aluno, incluindo a posição do candidato no ranking da escola.

Cartas de recomendação: Um documento elaborado por professores, apresentando suas opiniões sobre o candidato.

Entrevista: Realizada por um representante da universidade, onde serão avaliados todos os pontos citados acima, assim como a adequação do candidato ao perfil da universidade.

A educação nos Estados Unidos funciona de modo praticamente integral, por isso vemos comumente em filmes os alunos almoçarem na escola e depois voltarem a tarde. Geralmente, as aulas são das 8h às 16h em todos os módulos até o High School. O período letivo é diferente do brasileiro, com as aulas começando em agosto e terminando em junho, para que as férias sejam aproveitadas no verão. Nos feriados como  Natal e Ano Novo, há uma pequena pausa nos estudos, assim como uma semana no mês de março por conta da chegada da primavera.

Se você quer se mudar para lá, tenha certeza que a educação nos Estados Unidos é prioridade no país. Escolha os bairros com boas escolas por perto. A InvestorsInc te ajuda a escolher a melhor região e te atende em todas as demandas necessárias com relação ao investimento. Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato com os nossos especialistas.

 

Grande Abraço!

Leandro Teles – Especialista em Investimento Imobiliário Internacional