green-card

 

O Green Card é um cartão que identifica e mostra que um estrangeiro possui residência permanente dentro dos Estados Unidos. O portador do documento tem permissão para trabalhar e residir legalmente no país.

Existem diversas formas de se obter esse documento expedido pelo governo americano: por meio de emprego, familiares que são cidadãos americanos, refúgios, asilo político, adoção, investimento financeiro, entre outras. Entretanto, o governo americano estima que pelo menos 30% dos Green Cards concedidos todos os anos são através de casamento com um cidadão americano.

Para ajudar você a entender como funciona a solicitação da residência permanente por meio do processamento consular, preparei um roteiro explicando tudo o que acontece em cada passo do processo.

Demonstrar que você se encaixa em alguma das categorias elegíveis ao Green Card

A primeira coisa a se fazer é demonstrar que você se encaixa em uma das categorias previstas na legislação americana, as quais citei alguns exemplos acima.

Entrar com o pedido de solicitação do documento

A partir do momento em que você sabe qual das categorias você se encaixa, a empresa responsável pelo seu documento deve fazer uma petição e enviar para o Serviço de Imigração (USCIS). Este formulário deve ser preenchido e depende de qual categoria você se enquadra para ter direito ao Green Card.

O Form I-l130 refere-se aos vínculos familiares; o Form I-l140  destina-se aos empregadores, o Form I-l526 aos empreendedores, os imigrantes devem preencher o Form I-l360 e, os de programas humanitários, geralmente se isentam do preenchimento dos formulários.

Aguardar a decisão a respeito de sua petição

Depois que o formulário for preenchido e enviado para o USCIS, você deve aguardar a resposta do seu pedido. Se ele for aprovado e você estiver vivendo fora dos Estados Unidos, o Serviço de Imigração enviará a solicitação aprovada para o National Visa Center (NVC), que deve emitir um número de visto para você. Se o pedido por negado, o USCIS informa quais foram as razões e se você pode ou não apelar para a decisão.

Aguardar a notificação do National Visa Center (NVC)

O NVC informa a você e a empresa que está participante do seu processo quando a petição for recebida e também quando o número de visto de imigração estiver liberado. Além disso, informará também se será necessário que você envie alguma documentação complementar e quais são as taxas de processamento do visto e imigração.

Entrevista

Este é o último passo antes de obter o Green Card. Assim que o visto estiver disponível, o escritório do consulado vai marcar uma entrevista e, assim, decidir se você está apto ou não para receber o documento.

Aguardar o recebimento do “Visa Packet”

Se tudo for aprovado, o escritório do consulado vai enviar a você o Visa Packet, que conterá informações sobre seu processo de solicitação do visto de imigrante. Ao chegar nos Estados Unidos, você deve entregar seu Visa Packet para o serviço de imigração e, após uma inspeção dos funcionários da alfândega, você será admitido como residente permanente do país.

Aguardar o recebimento do Green Card

Seu documento será enviado pelo correio para o endereço preenchido no formulário. Caso isso não aconteça em 45 dias após sua chegada ao país, você deve entrar em contato com o USCIC National Costumer Service Center ou diretamente no escritório local.

 

Além da vantagem de menos restrições em relação à viagens, as pessoas que possuem Green Card podem aplicar para a cidadania americana, depois de 5 anos em processos comuns e 3 anos para quem é casado com cidadão americano.

O documento tem validade por 10 anos e, depois desse período, é preciso ser validado. O cancelamento acontece em raros casos, como no de crimes, por exemplo.0

Espero que esse conteúdo seja útil a você e, caso reste alguma dúvida, deixe um comentário abaixo e conversaremos a respeito. Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

    • Bom dia, Walter.
      Eu sei que o prazo inicial para a admissão do visto religioso pode ser de até 30 meses.
      Recomendo que o senhor busque o auxílio de uma assessoria de vistos para que eles expliquem melhor sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui