Um dos tópicos que mais gera discussão entre os turistas é sobre como dirigir nos Estados Unidos, em especial, se na Flórida é necessária a Permissão Internacional para Dirigir. Essa dúvida acontece porque no ano de 2013, uma lei foi aprovada fazendo a exigência do documento, no entanto, feriu a Convenção de Viena sobre o Tráfego Rodoviário, e foi revogada. Ou seja, para felicidade geral da nação – ao menos a brasileira – não precisa do documento para dirigir, apenas uma CNH válida.

Permissão Internacional para Dirigir

A Permissão Internacional para Dirigir serve como uma “tradução” da carteira de habilitação em mais de 130 países, inclusive os Estados Unidos. Somente os países signatários da Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário e países com o Princípio da Reciprocidade, como o Brasil ou Portugal, aceitam este documento, mas que é obrigatório apenas se o estrangeiro quiser dirigir por mais de 180 dias no país.

Em viagens curtas, apenas a Carteira Nacional de Habilitação é suficiente. Mas eu sempre aconselho a todos emitirem a Permissão Internacional para Dirigir, para evitar quaisquer transtornos. Digo isso, porque o documento internacional facilita a checagem de informação do motorista no caso de necessidade.

Já os países que não fazem parte da Convenção de Viena, não é permitido dirigir nem com a CNH, nem com a Permissão Internacional para Dirigir, apenas fazendo o processo de habilitação local, então é sempre importante se informar sobre as exigências.

Validade da Permissão Internacional para Dirigir

Antes, a Permissão Internacional para Dirigir tinha a mesma validade da CNH, ou seja, cinco anos. Agora, o documento internacional é válido por três anos ou até a expiração da CNH, o que ocorrer primeiro.

Quem pode tirar a Permissão Internacional para Dirigir

Qualquer pessoa com a CNH válida, ou seja, sem ter expirado ou estar suspensa. Também é necessário pagar uma taxa para a emissão do documento que varia de acordo com o DENATRAN de cada Estado. Vale destacar que a Permissão Internacional para Dirigir deve ser emitida no mesmo Estado que o condutor tenha o registro da CNH.

Em resumo, eu sempre indico a todos emitirem a Permissão Internacional para Dirigir mesmo não sendo obrigatória na Flórida para quem conduzirá por menos de 180 dias. Digo isso mais por questões de segurança mesmo, afinal, em um país estrangeiro, é sempre bom se precaver sobre tudo, não é mesmo? Ainda mais se você tiver interesse em algum imóvel no Estado e estiver sempre por lá.

Se você quer investir em imóveis em Orlando, seja para moradia ou para férias, entre em contato com a InvestorsInc. Nossos especialistas ficarão felizes em te atender e tirar todas as suas dúvidas.

 

Grande abraço e até a próxima!

Leandro Teles – Especialista em Investimento Imobiliário Internacional