Olá leitores e leitoras,

A partir de 2017, brasileiros poderão passar por imigração e alfândega antes de embarcarem para os Estados Unidos. Segundo o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro e de Guarulhos, em São Paulo, foram escolhidos. O programa, nomeado US Preclearance, permitirá que agentes façam a triagem e inspecionem os passageiros destinados aos Estados Unidos, ainda no Brasil.

Além do Brasil, outros 9 aeroportos foram escolhidos para a possível expansão do programa. São eles: Buenos Aires, Milão, Roma, Islândia, Bogotá, Cidade do México, Edimburgo, Osaka e St. Maarten.

O programa tem como objetivo principal evitar a entrada de passageiros que representem ameaça, em solo americano, além de facilitar o processo de viagem, ao evitar contratempos e problemas no desembarque nos Estados Unidos. Além disso, a medida reduz o tempo de espera nos guichês de imigração e fiscalização alfandegária, auxiliando os passageiros com relação aos longos voos internacionais e a diminuição do risco de perderem seus voos de conexão para o destino final.

O próximo passo para os aeroportos de Galeão e Guarulhos serem aprovados é o acordo entre os governos americano e brasileiros, para oficializar a iniciativa.

Você acha que esse programa vai funcionar? Comente sua opinião e compartilhe com um amigo que vai viajar para os EUA em breve!