Já começo o artigo dizendo que sim, você pode dirigir nos EUA com a CNH brasileira. Mas como coloquei no artigo anterior, precisa estar bastante atento a algumas leis de trânsito norte-americanas e jamais tentar qualquer “jeitinho brasileiro”para se safar de multas. Para que não haja nenhum problema, você precisa seguir alguns pontos:

Validade: a sua CNH precisa, obrigatoriamente, estar dentro do prazo de validade. Eu sei que é uma coisa óbvia e que você não dirigiria no Brasil com ela vencida, mas é importante ressaltar porque se estiver fora do prazo, você não consegue retirar nem o veículo da empresa que aluga carros. Mais uma coisa óbvia, mas que preciso reforçar é: sua habilitação deve ser para carros.

Motorista adicional: se outra pessoa revezar com você na direção, ela também precisa ter a CNH válida. Não conte com a sorte de não ser parado por um policial, porque se isso acontecer, pode dar muita dor de cabeça, principalmente por serem estrangeiros. Em alguns casos, depende da liberação de um juiz e estraga com o passeio de todos.

Revezamento: ao alugar um carro, inclua o motorista que revezará na direção na hora da locação. Será cobrado uma taxa extra, mas é completamente recomendado para não dar nenhum problema.

Permissão Internacional para Dirigir: verifique as regras da locadora de veículos antes, porque algumas exigem o PID, mesmo não sendo obrigatório em todo o país. Para saber em quais Estados é obrigatório portar essa permissão, você pode consultar o site do governo clicando aqui.

Em resumo, você pode dirigir nos EUA tranquilamente sempre respeitando as leis de trânsito. Também aconselho que faça uma busca sobre o Estado em que vai dirigir para verificar se há alguma lei específica. Os que moram ou pretendem morar nos Estados Unidos podem usar a carteira de motorista brasileira por 180 dias. Após esse período, será necessário solicitar a carteira de motorista norte-americana para continuar dirigindo.

Para facilitar um pouquinho a sua vida na hora de alugar um carro, descobri um site para locação que é todo em português, você pode pagar em reais e até parcelar. Dê uma olhadinha clicando aqui.

Se além de passear, a sua intenção é ter um imóvel nos Estados Unidos, mais precisamente em Orlando ou Miami, entre em contato com os especialistas da InvestorsInc. Eles estão à disposição para tirar qualquer dúvida sobre a compra do imóvel e, se necessário, também e sobre como dirigir nos EUA da maneira mais segura.

Grande abraço e até a próxima!

Leandro Teles – Especialista em Investimento Imobiliário Internacional